"Agredido por Datena com uma cadeirada, Pablo Marçal registra queixa de lesão corporal; Polícia aguarda representação criminal de Marçal para dar início à investigação."

Marçal é levado ao Sírio-Libanês após agressão em debate da TV Cultura; Datena é acusado de lesão corporal
O candidato Pablo Marçal (PRTB) foi encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês após ser agredido durante o debate da TV Cultura, realizado no domingo (15). O hospital não divulgou o boletim médico, e o caso foi registrado pelo advogado de Marçal no 78º Distrito Policial (DP) dos Jardins.
Segundo o boletim de ocorrência, o advogado de Marçal apresentou acusações de lesão corporal e injúria contra José Luiz Datena (PSDB), que também é candidato à Prefeitura de São Paulo. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou que o caso foi registrado no mesmo dia, e o advogado foi orientado sobre o prazo de seis meses para formalizar a representação criminal, necessária para o prosseguimento da investigação.
Marçal foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, onde passou a noite internado e recebeu alta na segunda-feira (16). O boletim médico da unidade relatou que ele sofreu traumatismo no tórax e no punho direito, sem complicações graves.
Entenda o caso
O incidente ocorreu durante uma rodada de perguntas livres, quando Datena foi sorteado para responder a uma pergunta de Marçal. O candidato do PRTB questionou o apresentador de forma provocativa:
"A gente quer saber que horas você vai parar, já abandonou entrevista chorando. Você que é um cara que só fala quando tem uma televisãozinha escrevendo ali. Que horas o Datena vai parar com essa palhaçada que ele tá fazendo aqui?", disse Marçal..
Datena respondeu dizendo que Marçal estava fazendo acusações e calúnias contra ele. Antes, o candidato do PRTB havia citado uma denúncia de assédio sexual contra o apresentador.
"O que você fez comigo hoje foi terrível. Espero que Deus lhe perdoe. Você me pediu perdão anteontem. Eu te perdoei", respondeu Datena.
Na réplica, Marçal disse que Datena queria agredi-lo no debate da TV Gazeta, em 8 de setembro.
"Você é um arregão. Você atravessou o debate esses dias para me dar tapa e falou que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso. Você não é homem,” afirmou Marçal.
Na sequência, Datena partiu para cima de Pablo Marçal o agredindo com uma cadeira, o que levou à interrupção temporária do programa. O apresentador foi expulso do debate, enquanto Marçal deixou o estúdio para buscar atendimento médico.
A equipe de Marçal deixou a seguinte nota
"Viemos, por meio desta nota, esclarecer o lamentável acontecimento de hoje, 15 de setembro de 2024, durante o debate eleitoral na TV Cultura. Na ocasião, Pablo Marçal foi covardemente agredido por José Luiz Datena, que o golpeou na região das costelas com uma cadeira de ferro.
Infelizmente, Marçal precisou sair do debate às pressas, em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial. É lamentável que o debate tenha continuado, mesmo sem a presença do candidato agredido.
Pablo Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar.
Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo."
O que diz a lei
Lesão corporal é definida no Código Penal Brasileiro como qualquer ofensa à integridade física ou à saúde de uma pessoa. A gravidade da lesão corporal pode ser classificada em leve, grave ou gravíssima, dependendo das consequências para a vítima. Aqui estão as definições de lesão corporal leve e lesão corporal grave:
Lesão Corporal Leve:
A lesão corporal leve ocorre quando a agressão resulta em danos de menor gravidade, que não causam maiores complicações para a vítima. Ela se caracteriza por:
-
Ofensa à integridade física (cortes, arranhões, hematomas) ou à saúde da pessoa, sem consequências graves.
-
Não gera incapacitação significativa para o trabalho ou atividades habituais da vítima.
-
Não exige tratamento médico prolongado ou internação.
Exemplo: Uma pancada que deixa um hematoma ou arranhão superficial seria considerada uma lesão corporal leve.
Lesão Corporal Grave:
A lesão corporal grave, conforme o artigo 129, §1º, do Código Penal, é aquela que resulta em danos mais sérios à vítima, incluindo:
-
Incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias.
-
Perigo de vida.
-
Debilidade permanente de membro, sentido ou função (como perda parcial de movimentos ou audição, por exemplo).
-
Aceleração do parto em caso de gestantes.
Exemplo: Uma fratura óssea que exige tratamento médico prolongado ou internação seria considerada uma lesão corporal grave.
Em casos de lesão corporal grave, a pena é mais severa, podendo variar de 1 a 5 anos de reclusão, enquanto para lesão corporal leve, a pena é de 3 meses a 1 ano de detenção.